O casal inglês Simon e Gemma Robins trabalham com a construção de motorhomes. Mas costumam vascular os sites de comércio eletrônico na internet em busca de velhos barcos, que a dupla restaura e vende como um hobby.
+ Instalação artística cria floresta de árvores artificiais cobertas de cubos de LED
+ Artista recria obras de arte com sacolas plásticas
+ Câmera escondida registra animais variados que dividem fonte em jardim
+ Criança acha envelope com US$ 5 mil enquanto limpava o carro novo do pai
Mas a brincadeira ficou será quando eles se depararam com um raríssimo barco da Segunda Guerra Mundial, que estava sendo vendido por 6.500 libras (R$ 49.000). Mas estava em estado lamentável de conservação.
Trata-se de uma lancha de defesa portuária produzida em 1943 para a Marinha Real britânica. Dos 486 barcos produzidos para o conflito, poucos restam atualmente. Após a guerra, o então ML1392 foi transferido para uma agência governamental e posteriormente foi transformado em um barco recreativo. Batizado de Sarinda, foi utilizado até 2013, quando foi abandonado.
A família sabe que os custos envolvidos na recuperação são bem altos e todo o projeto deve levar pelo menos uma década. Mas o casal e os seus filhos, Emilia e Mason, assumiram o desafio e começaram a divulgar a história da recuperação do barco em um canal criado especificamente para isso no YouTube. “Se fosse um avião da Segunda Guerra, este barco iria estar atualmente em um museu”, afirmou Simon para o CNN Travel.